Giulia GTA: o regresso de uma lenda

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110 anos depois da sua fundação, a Alfa Romeo renova a lenda: o Giulia GTA.O Giulia GTA baseia-se no Giulia Quadrifoglio e é equipado com uma versão mais potente de 540 cv do motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo

O Alfa Romeo Giulia GTA e a sua versão radical, o Giulia GTAm, serão construídos em edição limitada de apenas 500 unidades no total, todas numeradas e certificadas.Recorre à utilização de materiais ultraleves, beneficiando de uma redução de peso de 100 kg em comparação com o Giulia Quadrifoglio, conseguindo a excepcional relação peso/potência de 2,82 kg/cv. Adicionalmente, foram realizados upgrades ao nível da aerodinâmica, regulação da suspensão e comportamento em estrada.A sigla GTA, acrónimo de “Gran Turismo Alleggerita” (alleggerita é o termo italiano para “mais leve”), nasceu em 1965 com o Giulia Sprint GTA, versão específica derivada do Sprint GT, projectada como viatura de competição e apresentada no mesmo ano no Salão do Automóvel de Amesterdão. A carroçaria do Giulia Sprint GT foi substituída por uma carroçaria idêntica, mas em alumínio, com peso total de 745 kg contra 950 kg da versão de estrada. Uma segunda modificação envolveu o motor de duas árvores de cames de 1570 cm3 que, em configuração de estrada, com dupla ignição, chegava à notável potência de 115 cv. O GTAm, é uma versão radical do GTA com a configuração de 2 lugares e homologado para circular em estrada, caracterizado por dois bancos de competição, roll bar e cintos de segurança de seis pontos. A aerodinâmica foi optimizada ao máximo com a adição de um splitter dianteiro maior e com uma real asa traseira em fibra de carbono, para uma maior carga e redução de arrasto. Em termos de performances, o motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo, construído inteiramente em alumínio é capaz de debitar 540 cv. Passando ao interior da viatura, há vários pormenores que se destacam: os revestimentos são 100% em Alcantara® no tabliê, nos painéis das portas, no porta-luvas, nos pilares laterais e na zona central dos bancos. Encontramos uma ainda mais vasta utilização de Alcantara® na versão GTAm, já que os bancos traseiros foram removidos, dando lugar a um “recipiente” completamente forrado, com moldes específicos projectados para albergar capacetes e extintor de incêndio. No novo GTAm, o interior difere ligeiramente, pois dispõe de roll bar, mas não de painéis nas portas nem de bancos traseiros, e a abertura das portas é feita com correia em vez de puxador, mais um elemento típico do mundo da competição. A redução do peso total chegou a 100 kg, graças à adoção de materiais leves, como fibra de carbono no veio de transmissão, capô, tejadilho, para-choques dianteiro, cavas das rodas dianteiras e aplicações nas cavas das rodas traseiras, e à utilização de bancos desportivos com estrutura monobloco em fibra de carbono e de cintos de segurança de seis pontos Sabelt no GTAm, entre outros. O resultado é um peso de cerca de 1520 kg que, aliado ao aumento da potência para 540 cv, proporciona a excelente relação peso/potência de 2,82 kg/cv. A aceleração de 0 a 100 km/h, graças ao sistema Launch Control, é de 3,6 segundos. O Giulia GTAm oferece configuração de dois lugares mas está homologado para utilização em estrada. Gallery Item 1 Gallery Item 1 Gallery Item 1 Gallery Item 1 Gallery Item 1

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